O Óleo de Rícino é Laxante?


Se você tem dificuldades de evacuação intestinal com frequência já deve conhecer o efeito dos famosos laxantes. Contudo nem todos os laxantes são iguais ou agem da mesma forma. Existem diversos produtos naturais que auxiliam no processo de defecação sendo um deles o óleo de rícino.

Os laxantes sintéticos são o tipo de produto que toda a gente deveria evitar quer pelos seus efeitos agressivos, quer pelas substâncias químicas que o corpo absorve e se acumulam com efeito intoxicativo ao longo de anos. Os laxantes naturais são claramente uma melhor opção não fosse a falta de efeito de muitos destes produtos ou pelos efeitos secundários de outros. Apesar de serem considerados naturais, certos laxantes à base de extratos de plantas especificas (ex. boldo, sene e aloe vera) são eficazes mas pecam por conterem uma composição um pouco irritativa que acabam (com o uso contínuo e frequente) por causar agressões nos tecidos intestinais.
Tratamento para a prisão de ventre
O óleo de rícino tem propriedades laxativas e age de uma forma não agressiva. Na verdade ele pode ser complementado com alguns extratos ou infusões de plantas laxativas alternando o consumo com o objetivo de evitar lesões ligeiras no intestino.
A ação laxante do óleo de rícino é eficaz graças à sua viscosidade excessiva e química que dificultam a sua absorção por parte do organismo. Assim o óleo de rícino mantém-se em grande parte no intestino ajudando a reparar os tecidos que produzem muco, assim como a parte nervosa responsável pelos movimentos intestinais (peristalse). Além da regeneração celular (que é um processo de médio prazo), o óleo de rícino tem também uma ação imediata onde lubrifica as paredes intestinais e as fezes ajudando a evacuação de todos os resíduos.

Certas vezes a prisão de ventre é também causada pelo consumo exagerado de certos alimentos como por exemplo farináceos ou por hábitos como o de fumar. O óleo de rícino é muito útil porque ajuda a reter a água na zona intestinal prevenindo o ressecamento das fezes mas também porque graças à sua ação emoliente ajuda a anular os efeito tóxicos e corrosivos de certos compostos.

Este é seguramente um óleo que não age apenas com uma só função, o que faz dele uma das fórmulas mais interessantes e completas que a Natureza nos tem para oferecer.

Um comentário:

  1. Confesso que já experimentei cozinhar com óleo de rícino e além de dar um sabor fraco à comida é um produto bem laxante... bastou-me usar 2 colheres de sobremesa no arroz.

    ResponderExcluir