Óleo de Rícino para a Pele


Podemos assumir que praticamente todos os óleos vegetais naturais têm grandes benefícios para a pele desde que não contenham agentes alérgicos (que podem ser removidos por processo de refinação).

Uma pele saudável com um brilho natural, hidratada, sem manchas e perfeita em termos de oleosidade, é o que toda a gente procura e dificilmente alcança. Razão disso é a quantidade de produtos destinados à pele que existem no mercado. Escusado será falar das operações estéticas, tratamentos de rejuvenescimento, suplementação e tratamentos hormonais destinados a este fim.

O interesse pelos óleos naturais tem ganho muito destaque por toda a internet desde fórums de saúde até às redes sociais onde são partilhados milhares de casos de sucesso no tratamento de vários problemas de pele. O recurso aos óleos vegetais é algo que já acontecia no passado, embora tenha sido "abafado" pelo marketing dos produtos sintéticos comercializados nos recentes dias que apresentam efeitos temporários e potencialmente tóxicos a longo prazo. Óleos naturais como o óleo de rícino, têm efeitos benéficos duradouros que vão muito além de potenciar a beleza da sua pele. A verdade é que não existe óleo terapêutico mais interessante que o do rícino.
Beneficios e Propriedades
Quando procuramos pelos melhores produtos naturais para a pele somos obrigados a referir o óleo de rícino, mas também o óleo de côco, óleo de argan, óleo de jojoba, óleo de macadámia e o misterioso óleo de marula. Existem outros óleos interessantes, mas estes são realmente eficazes para lidar com imperfeições ou disfunções relacionadas com a pele.

É muito importante referir que cada indivíduo é bastante diferente no que respeita ás características dos tecidos cutâneos, portanto cada óleo tende a servir com mais ou menos eficácia cada tipo de pele.
O óleo de rícino é aquele produto que pode competir com todos os restantes porque "ataca vários problemas com um só golpe".


Óleo de Rícino - Tipos de Pele

O óleo de rícino pode ser utilizado em qualquer tipo de pele, embora  deva ser aplicado com algumas regras. Por ser um óleo de extrema viscosidade / oleosidade dá a entender que deve ser evitado em pele mista e pele oleosa. Na realidade sim e não... O óleo de rícino pode ajudar a dissolver drasticamente o excesso de sebo oxidado e a formação de pontos negros assim como a reduzir a pele com vermelhidão ou inflamada. Contudo como é um óleo com características muito hidratantes pode por vezes intensificar o brilho e a aparecia oleosa nas peles do tipo misto e oleoso. Assim, como queremos beneficiar da ação anti-inflamatória e diluente do óleo de rícino sem obter uma aparência oleosa, a dica é usá-lo apenas à noite antes de deitar e complementa-lo diariamente com óleo de jojoba. A jojoba produz indubitavelmente o melhor óleo para controlar o excesso de sebo devido às suas propriedades conhecidas por imitar a gordura natural da pele, indicando às glândulas sebáceas para diminuírem a produção de gordura. Deste modo poderá obter a estética perfeita durante o dia e beneficiar do efeito regenerador do óleo de rícino durante o sono.
Ricino para Pele Seca
 Para pele seca e pele normal o óleo de rícino é o produto perfeito! Sabemos que a pele normal aceita naturalmente vários tipos de produtos e não é problemática nem apresenta características desconfortantes excepto quando sofre agressões que podem ser facilmente reparadas pela ação anti-inflamatória do ácido ricinoleico contido no óleo de rícino. Já a pele oleosa é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é conhecida como um problema crónico que prejudica a estética da pessoa e gera desconforto. Este tipo de pele requer muitos cuidados por ser geralmente fina, desidratada e com predisposição para a formação de rugas e descamação. O óleo de rícino é um produto de excelência para peles secas. A sua alta capacidade de retenção de água permite a prevenção da morte celular dos tecidos (provocada pela desidratação), assim como a redução do desconforto tão comum na epiderme. As propriedades antioxidativas do rícino ajudam a lubrificar e regenerar áreas deformadas, podendo mesmo reverter sinais de idade como manchas e rugas acentuadas. O óleo de rícino é a par do óleo de marúla o melhor óleo para peles secas e para reverter / prevenir o envelhecimento precoce. O uso alternado destes dois óleos produz um efeito nunca visto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário