O que é a Ricina?


A ricina é um composto que existe em toda a semente das plantas de rícino (Ricinus Communis). Trata-se de uma proteína extremamente tóxica, sendo mesmo considerada uma das mais potentes produzidas na natureza. Quando isolada, esta toxina torna-se intensamente agressiva podendo mesmo ser considerada uma arma biológica.

A ação da ricina agrava toda a condição do organismo visto que interceta cada célula do nosso corpo bloqueando a sua capacidade de sintetizar proteínas causando assim a destruição celular.

Este químico natural é potencialmente perigoso quer pela ingestão oral ou mesmo inalação. Estima-se que ente 500mcg a 1mg de ricina seja capaz de matar uma pessoa ou causar danos muito profundos.

Proteina Toxica
É especialmente importante manter as crianças afastadas das sementes de rícino sobretudo se cultiva esta planta em casa. Apesar de não ser uma forma isolada da toxina nem ser totalmente digerível, a semente de rícino continua a ser perigosa podendo causar a morte a pessoas com saúde mais débil.

Em caso de ingestão deve urgentemente consultar um médico, mesmo que não ocorram efeitos imediatos! Devido ao modo como a ricina opera sobre o nosso organismo, é provável que os sintomas possam aparecer cerca de 5 horas após a ingestão.
O processo de desintoxicação de ricina pode durar alguns dias ou até semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário